domingo, 13 de junho de 2010

3ª Mostra Possiveis Sexualidades

Em meio a olhares atentos, sorrisos expostos e muita expectativa a abertura da, foi marcada pela presença de diversas pessoas da cena LGBT baiana, entre artistas, estudiosos, militantes, curiosos, todos admiradores da 7ª arte e das possibilidades que a mesma tem de contribuir com a desmitificação e ressignificação acerca da sexualidade e do mundo LGBT.


O curador da mostra, Rodrigo Barreto, fez uma contextualização histórica acerca do evento , sobre as inovações da 3ª Mostra e posteriormente convidou os apoiadores do projeto a realizarem sua saudação. Todos falaram de suas expectativas em relação a 3ª Mostra e sobre elementos especificos de suas realidades na luta pro-LGBT.


Assim o representante da Caixa Cultural, falou além de suas expectativas em relação a mostra sobre os elementos que motivam a Caixa Cultural apoiar essa iniciativa.


Nildes Sena da Secretária de Cultura, falou sobre os editais voltados a cultura LGBT lançados pela Secretaria de Cultura, em 2009 e em 2010, ressaltando a importância de tais inicativas junto a comunidade LGBT.


Rafael Saar, diretor dos curtas A Carta e Depois de Tudo, falou da sua satisfação em estar na mostra e sobre os videos a serem exibidos posteriormente.


Danilo Bitencourt - da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, sobre a parceira da Sec. de Justiça junto as demandas LGBT's e a instauração do Comitê LGBT.


Luiz Mott, ativista do movimento LGBT além da saudação a inicitiva, expressou a insatisfação do GGB em não compor o Comitê Estadual de Promoção dos Direitos e Cidadania LGBT, bem como fez uma fala questionadora sobre as ideias propagadas pela teoria queer e os criterios de propostas contempladas pelos editais da Sec. de Cultura.


A vereadora Olivia Santana, parabenizou os responsáveis pela Mostra, afirmou saber que a ajuda concedida pela Camâra Municipal está aquem do necessário, mas reforçou o compromisso em seguir com a luta contra a homofobia em prol dos direitos LGBT's, apresentando inclusive experiencias pessoais que denotam sua sensibilidade junto a importância do respeito a pessoa LGBT.

A exibição de A carta, primeiro curta durante a graduação de Rafael, o qual apresenta a história de Felipe, jovem em processo de descoberta de sua sexualidade e que enfrenta a não aceitação de sua homosssexualidade pelo pai e Depois de Tudo, ultimo filme durante a graduação em Cinema na UFF do diretor, que aborda a relação homossexual de um casal maduro, encerrou a brilhantemente abertura de portas da 3ª Mostra de Possiveis Sexualidades.


Nos dias que se seguem a 3ª Mostra segue com ricos debates e exibições de curtas e longas na Caixa Cultural, no Instituto Cervantes e na Sala de Arte do Museu.





Nenhum comentário: